Intelmais

Somos a escolha certa para o seu projeto E-commerce

Migração para o Magento 2 em 2021

Neste guia, fazemos uma comparação entre as duas versões e uma síntese de como você pode realizar a migração.

Link copiado para a área de transferência.

Introdução

Magento 2 é a versão moderna da plataforma de e-commerce Magento com uma nova arquitetura, estrutura de codificação e design de banco de dados. Neste guia, fazemos uma comparação entre as duas versões e uma síntese de como você pode realizar a migração.

Se você é um profissional de e-commerce, sabe que escolher a plataforma certa para seu negócio é essencial para ter sucesso no segmento, não é? Afinal, ela será a alma da sua loja, sendo responsável pela maior parte do desenvolvimento.

Logo, essa escolha deve levar em consideração fatores significativos como usabilidade, personalização, integrações, atualizações constantes e o acesso a métricas e relatórios. Tudo isso terá impacto nos resultados do seu negócio.

Já sabemos, por exemplo, que a experiência de usuário tem sido cada vez mais levada em conta para o rankeamento em buscadores. Portanto, não queremos que nossos usuários tenham problemas para navegar e comprar em nosso site, certo? Tampouco desejamos um servidor sem suporte e com baixo nível de segurança. Para evitar tudo isso, utilizar uma boa plataforma pode ser determinante.

Nesse sentido, o Magento se apresenta como a melhor solução para a maioria das lojas virtuais. Sendo uma das plataformas de comércio eletrônico open source mais populares do mundo, é também uma das mais completas, com integrações e funcionalidades de alto nível. Em 2015, o Magento lançou oficialmente sua versão 2.0, e mais recentemente a 2.4.

Então, estamos aqui para lhe oferecer um guia completo ao Magento 2, com tudo o que você precisa saber para migrar sua loja o quanto antes à nova versão desse sistema!

Mas, antes, precisamos fazer algumas ressalvas...

Preparando-se para uma migração ao Magento 2

É importante ter em mente que migrar de plataforma subitamente pode afetar o tráfego da sua loja, devido às alterações nos parâmetros específicos de SEO de todo o seu site. Sua indexação de páginas, imagens e posição geral no ranking podem ser comprometidos se não houver um cuidado ao migrar para o Magento 2. Sem contar com arquivos de configuração, extensões e muito mais que podem ser perdidos!

Entendido? Então, vamos dar uma olhada em todos os passos para uma migração segura, e como não comprometer os dados da sua loja Magento 1.

Nunca coloque sua loja Magento 1 em risco

Em primeiro lugar, faça backup da sua loja Magento 1 com todos os arquivos, pastas e banco de dados. Sempre mantenha backups das versões mais significativas do seu site.

Depois, faça um clone da sua loja em um servidor separado e comece a trabalhar com ele. Não use a loja no ar para o processo de migração!

Em seguida verifique a compatibilidade dos seus atuais temas, extensões e código personalizado com o Magento 2 (você vai perdê-los se não forem compatíveis).

Todo esse processo também é o momento perfeito para livrar-se dos dados desatualizados e inúteis do seu banco de dados, como logs, produtos visualizados recentemente, etc.

Além disso, é indispensável manter o tráfego de SEO que sua loja Magento 1 atual possui. Faça uma análise das suas palavras-chave de melhor desempenho, sitemaps, arquivos robots.txt e quaisquer outros dados relacionados a SEO que você encontrar no Google Analytics, Google Search Console ou ferramenta de sua preferência.

A seguir, instale uma nova cópia do Magento 2 no mesmo servidor de hospedagem onde sua loja Magento 1 está localizada.

Agora é hora da ação!

Para uma migração segura, recomendamos seguir o seguinte processo:

Construa sua loja Magento 2

Para obter o primeiro contato com o Magento, baixe os pacotes do Magento 2. Depois, faça o upload dos pacotes para o seu servidor.

Configure um sistema que pelo menos corresponda ao seu sistema Magento 1 atual.

Migração de tema

Você deve ter em mente que não é possível migrar diretamente o tema do Magento 1 para o Magento 2. No entanto, você pode criar temas personalizados ou instalar um deles no Magento Marketplace.

Migração de extensões

As extensões são componentes indispensáveis que oferecem novos recursos e estendem as funcionalidades da sua loja Magento.

Lembre-se que as extensões do Magento 1 não serão compatíveis com o Magento 2. Busque extensões úteis e equivalentes do Magento 2 para sua loja. Até o momento, não há uma ferramenta oficial para migrar extensões do Magento 1 para o Magento 2.

Customização

É provável que sua loja esteja executando um código personalizado. Portanto, é essencial migrá-lo com segurança para o Magento 2.

Em muitos casos, o código personalizado de sua loja Magento 1 é compatível com o Magento 2. Para facilitar o processo de migração, o Magento lançou oficialmente o Data Migration Tool, sendo uma ferramenta que pode ser útil nessa etapa. Deve-se notar que, devido a diferenças estruturais entre as duas plataformas, essa migração pode exigir trabalho adicional para garantir uma integração bem-sucedida do código personalizado com a loja Magento 2.

Migração de dados

A última ação que você precisa realizar é mover suas configurações e dados do Magento 1 para o Magento 2. Nessa etapa, o Data Migration Tool ajuda desenvolvedores a migrar dados e armazenar configurações usando comandos CLI. Isso torna o procedimento descomplicado e ajuda na migração de dados críticos (produtos, categorias, pedidos, configurações, etc.).

Faça os testes necessários

Antes de iniciar a migração, é importante passar por todas as etapas de migração em seu ambiente de teste, fazendo todas as verificações para que não ocorram erros no processo real.

Inicie a migração

Você pode realizar essa etapa de duas formas principais: manual ou automaticamente.

A migração manual é o método tradicional de transferência de dados, exigindo um conhecimento muito técnico, além de códigos e ajustes complexos. Portanto, somente programadores experientes e qualificados têm o que é necessário para seguir com essa opção de forma segura. Se essa for uma necessidade para o caso da sua loja, recomendamos buscar profissionais competentes para o serviço.

Já a migração automática é a mais popular por lidar com a maior parte do trabalho, otimizando a precisão e minimizando os riscos contra comprometimento de dados. Existem ferramentas que podem fazer isso por você, como a própria ferramenta que o Magento disponibiliza. Depois de instalar a ferramenta, você precisa verificar se consegue acessar tanto os dados da sua loja Magento 1 quanto a que você criou no Magento 2.

Neste momento, qualquer atividade em andamento do painel do admin deve ser interrompida, bem como as atividades agendadas (cron) do Magento 1, até que a migração esteja concluída.

Mesmo nesse método, nem tudo é feito de forma automática. A transferência dos arquivos de mídia, por exemplo, deve ser feita manualmente.

Após a transferência dos dados, é preciso reindexar o Magento 2 e realizar testes exaustivamente. Somente após se certificar de que toda a migração ocorreu corretamente, coloque o site novo no ar.

Nós, da Intelmais, trabalhamos para migrar com sucesso toda a base da sua loja, incluindo produtos, ratings e reviews, clientes, categorias, pedidos, faturas, reembolsos, entregas, listas de desejos, classificações, visões de loja, termos de busca e muito mais, sem que haja perda dos dados.

Mas, afinal, todo esse trabalho realmente vale a pena? Quais as vantagens do Magento 2? Para responder essa pergunta, precisamos conhecer as principais diferenças entre as versões 1 e 2. A resposta revela um mundo novo de possibilidades com a otimização da plataforma.

Migrar do magento 1 para o Magento 2 vale a pena?

Em primeiro lugar, é bom frisar que a versão anterior da plataforma se tornará obsoleta. Foi anunciado que o suporte oficial à versão 1.x da plataforma seria encerrado em junho de 2020. Ou seja, não somente a migração vale a pena, mas você deveria migrar o quanto antes.

Com o fim do suporte, as lojas ficarão até mesmo sem atualizações oficiais de segurança! E quando falamos de e-commerce, a segurança deve ser prioridade. Você certamente não deseja que seus clientes sejam vítimas de vazamentos de dados ou tenham seus cartões clonados, não é?

Mesmo que, aparentemente, seja pouco provável a descoberta de uma falha de segurança grave tão logo após o fim do suporte, e ainda que possam ser tomadas iniciativas nesse sentido para postergar a migração, na prática devemos fazer o possível para evitar todo tipo de risco.

Se isso não é o suficiente para te convencer a migrar sua loja, listamos uma série de vantagens da nova versão para você conhecer, e que terão efeito considerável no rendimento do seu site.

1. Melhor desempenho e escalabilidade

Entre os motivos que levam as pessoas a se questionar a respeito da migração, uma dúvida comum é se a diferença é assim tão significativa. Porém, não há dúvidas: o Magento 2 é superior ao Magento 1 em todos os aspectos.

A nova versão da plataforma é equipada com um indexador aprimorado, que melhora seu desempenho e ajuda a aumentar a velocidade de consultas. Além disso, o Magento 2 usa Varnish Cache, uma proeminente tecnologia de aceleração HTTP que simplifica as requisições em cache. Isso torna simples para mais de um usuário administrador criar e editar informações de produtos sem conflitos de dados no Magento 2.

Logo, o desempenho e escalabilidade são aprimorados porque o Magento 2:

Torna a entrega das páginas web mais rápida Melhora o tempo de resposta do servidor para todas as atividades do site Aumenta a proficiência das operações de back-end Eleva a flexibilidade e escalabilidade do banco de dados para lidar com cargas de pico

Pode ter certeza que seus visitantes gostariam de testemunhar uma experiência de compra mais rápida, com alta estabilidade e menos erros.

2. Segurança aprimorada

O Magento 2 tem como foco a segurança e, consequentemente, um tratamento de informações altamente seguro. Com enfoque principal em proteger os detalhes do usuário e oferecer um processo de checkout sem vulnerabilidades, uma atualização para o Magento 2 atenderá todos os requisitos cruciais de desenvolvimento avançado de um e-commerce.

Veja como você terá a segurança aprimorada ao migrar para o Magento 2: Senha: o Magento 2 ajuda a aumentar a segurança da senha usando algoritmos de hash SHA-256 em seu sistema de gerenciamento de senha. Autenticação de 2 fatores: a nova versão da plataforma oferece uma extensão incrível de autenticação de dois fatores, o que permite uma camada adicional de proteção para seus negócios e clientes. Plano de backup dinâmico: para aumentar ainda mais a segurança, os proprietários de lojas podem fazer um backup completo de seus arquivos da loja Magento baixando-os com um cliente FTP. Isso permite que eles tenham um plano de backup externo por hora e backups baixáveis. Um plano de backup garante que sua loja não perca dados valiosos em caso de hacks ou travamentos. URL de administrador exclusivo: um URL de administrador exclusivo de sua loja Magento oferece mais uma camada de proteção, tornando difícil localizá-lo. Ambiente de desenvolvimento ideal: Magento 2 torna o procedimento de desenvolvimento mais rápido e direto com Magento DevBox Beta, outra opção de ambiente de desenvolvimento.

Outra alteração importante para a segurança do Magento 2 foi a remoção do diretório /downloader. Na versão anterior, ele ainda está presente e pode resultar em falhas na segurança, visto que pode ser utilizado como porta de acesso a invasores. Portanto, é importante saber como alterar esse diretório e torná-lo seguro.

3. Processo de checkout aprimorado

Já sabemos que quanto menos tempo o visitante passar na página do carrinho, mais fácil será para ele finalizar a compra. Esse fator foi levado em consideração no desenvolvimento do Magento 2, com a elaboração de um checkout altamente otimizado e simplificado, que propõe aumentar a taxa de conversão da sua loja e reduzir o abandono do carrinho.

O Magento 2 fornece um checkout seguro e direto. Ele oferece uma abordagem para reconhecer visitantes como convidados, eliminando a necessidade de login ou cadastro para os usuários continuarem o processo de checkout.

Outra vantagem consiste em integrar convenientemente qualquer método de pagamento no procedimento de checkout. Existem várias opções disponíveis, que incluem Paypal, Braintree e Stripe. Você também pode fazer seus próprios módulos de pagamento com fácil integração ao seu site.

O processo de checkout do Magento 2 também inclui o resumo do pedido, para que seus clientes possam revisar suas informações de envio antes da conclusão.

4. Relatórios avançados

Quando se trata de ter sucesso em seu negócio, os relatórios são muito importantes. Os novos recursos de relatórios avançados, localizados no Magento Admin, oferecem 20 relatórios por meio de sua interface web. Esse recurso fornece insights sobre três áreas críticas, isto é: Pedidos: o número de pedidos, impostos e frete coletados Clientes: o número de contas registradas Produtos: o número de pedidos de produtos e produto mais vendido

Os relatórios são dinâmicos e em tempo real, oferecendo as métricas de que você precisa para uma melhor gestão da sua loja.

5. Design responsivo e otimizado para celular

Como a maior parcela das pesquisas realizadas no Google é feita através de dispositivos móveis, o Magento 2 melhorou a adaptação ao mobile, oferecendo designs responsivos e compatíveis com smartphones para proporcionar uma experiência de checkout perfeita e mobile-friendly.

O painel de administração do Magento 2 é compatível com tela sensível ao toque - tornando seu site fácil de usar e navegar, independentemente do dispositivo a partir do qual você está acessando.

6. Módulos

Quem já vende online há muito tempo certamente já conhece os benefícios de usar módulos Magento.

Como a plataforma é Open Source (código aberto), muitos desenvolvedores colaboram com a criação dos módulos. Com eles, você pode fazer muito sem conhecimento técnico.

Para a primeira versão da plataforma, são cerca de 500 módulos disponíveis para download no Magento Marketplace. No Magento 2, você pode escolher cerca de 1000 módulos para deixar sua loja do jeito que você quiser.

7. E muito mais!

Vale a pena conferir algumas outras mudanças:

Painel Admin

Logo de cara, uma das maiores diferenças entre as versões 1 e 2 é a mudança no layout do painel de controle do admin.

A dashboard do painel admin do Magento 2 teve o menu orientado à esquerda, além de organizar os itens de uma forma diferente, otimizando a navegação de forma rápida e intuitiva.

Atualizações de Linguagens

Uma das melhorias mais significativas para os desenvolvedores é a possibilidade de utilizar as versões mais recentes do PHP (5.6 e 7.0), HTML 5, CSS 3.3 e também do jQuery.

Visualizações de Página por Hora

O Magento 2 suporta até 10 milhões de visualizações de página por hora, muito superior à sua versão anterior que poderia suportar até 500 mil visualizações. Seus clientes vão agradecer pela estabilidade da sua loja no horário de pico de uma Black Friday!

Cache

O gerenciamento de cache sofreu alterações entre as versões 1 e 2. Agora, você conta com suporte à limpeza embutida, além da integração com o Varnish Cache.

O Varnish é a principal tecnologia de aceleração HTTP e responsável pelas requisições comuns em cache. Com ele, você reduz o “peso” do servidor, aumentando a velocidade de carregamento das páginas.

A plataforma também conta com um sistema de salvamento completo de páginas estáticas. Dessa forma, todo o conteúdo estático é salvo em cache e entregue bem mais rápido.

Área de Testes

Uma exclusividade do Magento 2 é a plataforma nativa de testes. Isso facilitará seu trabalho quando você precisar fazer qualquer tipo de alteração no site. Esse ambiente permite que qualquer loja possa executar testes automatizados, independentemente de seu tamanho. Funcionando como um “modo estúdio”, as alterações só aparecem para os visitantes quando estiverem funcionando 100%.

Conclusão

Enfim, chegamos ao fim do guia!

Vale reforçar que não tivemos o propósito de oferecer, nesse post, um manual definitivo, com códigos e vastas opções de métodos para o processo de migração, mas uma apresentação da arquitetura geral do Magento 2, suas principais características e uma elucidação rápida sobre como migrar.

Sabemos agora que o Magento hoje é dividido em duas plataformas de e-commerce distintas: Magento 1.x e Magento 2.x.

Não à toa, o foco e a força da plataforma foram transferidos para o Magento 2. A nova versão, que conta com suporte a PHP 7 por padrão, cache de página inteira e muito mais, vai concentrar todos os esforços da Adobe na publicação de atualizações em detrimento da anterior.

É claro que a maior parte das lojas virtuais construídas no mundo ao longo da última década permanecem em versões 1.x, mas esperamos ter apresentado razões o bastante para provar que o Magento 2 deve ser a primeira escolha do profissional de e-commerce, e por que a migração deve vir o quanto antes por quem deseja aprimorar sua loja.

Tags:

#magento#magento2

Chegou a hora de crescer sem limites